NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

Prefeitura de Sobral volta a cogitar revitalização de complexo turístico Olho D'água do Pajé, em Taperuaba

Construção abriga nascentes de água com temperaturas distintas. (Foto: Marcelino Júnior)


Após visita técnica ao Olho D'água do Pajé, em Taperuaba, na última terça-feira (17), a prefeitura de Sobral voltou a cogitar a revitalização de seu complexo turístico. O projeto é uma parceria da Secretaria da Cultura e Turismo, em conjunto com a Agência Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria da Infraestrutura.

A visita faz parte de um estudo sobre as Rotas Turísticas de Sobral. Segundo a Secult, a inciativa visa transformar o patrimônio cultural da região em percursos vinculados ao Centro de Referência ao Turismo de maneira a atrair visitantes e incentivar a geração de renda para famílias locais.

ABANDONO

Finalizado em 2001 como Reserva Ambiental na gestão do então prefeito Cid Gomes, o projeto objetivava a valorização do turismo ecológico na região do distrito de Taperuaba. Porém, a estrutura erguida num espaço de 12,32 hectares e conta com seis chalés, equipados com cozinha e banheiro; restaurante, área de festas; três piscinas, recepção e estábulo, sofre com a ação do tempo e nunca chegou a funcionar.

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO NÃO É DE HOJE

Matéria publicada pelo Diário do Nordeste em janeiro de 2018, denunciava o abandono do complexo turístico Olho D'água do Pajé, que, segundo as autoridades ouvidas pelo jornal naquela ocasião, diversas reuniões já estavam sendo realizadas para tratar do assunto.

"Este projeto esteve, por muito tempo, paralisado, mas desde o fim do ano passado (2017), diversas reuniões têm sido realizadas, com o intuito de criar mecanismos para a revitalização daquele complexo, que deverá ser transformado, ainda neste ano (2018), num local de visitação pública, já considerado como Patrimônio Natural de Sobral", prometeu Francisco Ávila, assessor de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em entrevista ao Diário do Nordeste.

Bruno Ary, então diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação do Município, afirmou ao jornal que mudanças importantes aconteceriam naquele ano. "Nesse momento, não há atividade realizada naquela área, mas o projeto, que prevê uma parceria público-privada para administrar os chalés, também planeja o início dos trabalhos de revitalização, ainda nos primeiros meses deste ano". O que não aconteceu.

O Blog do Victor entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral para fazer alguns questionamentos e tão logo seja respondido, este texto será atualizado.

Postar um comentário

0 Comentários